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Título: Preconceito linguístico: Uma abordagem reflexiva em turmas de 9° ano
Autor(es): Mendes, Taíse Oliveira
Orientador: Alves, Deyse Sousa
Palavras-chave: Preconceito Linguístico;Variação Linguística;Língua
Data do documento: 16-Dez-2019
Resumo: O preconceito linguístico é a discriminação da língua falada que ocorre pelas diferentes formas de falar de cada região. No Brasil, o preconceito linguístico é muito frequente devido às diferenças culturais de cada estado, pode ser observado que em cada região do Brasil há sotaques e gírias diferentes de outras regiões, o que enriquece a língua portuguesa, causando a heterogeneidade da língua. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do ensino acerca do preconceito linguístico nas turmas do 9° ano do ensino fundamental para que, assim, os alunos possam compreender as diversas variedades linguísticas existentes no Brasil. É importante que os professores ensinem seus alunos a usar a linguagem em todos os tipos de comunicação, sejam elas formais ou não, fazendo com que o aluno aprenda a língua formal não depreciando as outras variações. A metodologia de pesquisa usada nesse artigo é a pedagogia de projetos, ela nos possibilitou elaborar a proposta de projeto sobre o tema do artigo. Em suma, o propósito da pesquisa é abrir caminhos para os professores ensinarem a norma padrão e as variações linguísticas, facilitando a reflexão sobre o preconceito linguístico na escola, fazendo com que os professores ensinem aos alunos a fazer o uso da língua em suas diversas variedades linguísticas e ocasiões de fala.
Abstract: Linguistic prejudice is the discrimination of the spoken language that occurs by the different ways of speaking in each region. In Brazil linguistic prejudice is very common due to cultural differences of each state, it can be observed that in each region of Brazil there are different accents and slang from other regions, which enriches the Portuguese language, causing the heterogeneity of the language. The aim of this paper is to reflect on the importance of teaching about language prejudice in the 9th grade classes so that students can understand the various language varieties in Brazil. It is important for teachers to teach their students how to use language in all types of communication, whether formal or not, so that the student learns formal language without depreciating other variations. The research methodology used in this article is project pedagogy, it enabled us to elaborate the project proposal on the theme of the article. In short, the purpose of the research is to pave the way for teachers to teach the standard norm and language variations by facilitating teaching about language bias in school by having teachers teach students how to use language in its many varieties. language and speech occasions.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/483
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