Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/568
Título: Contabilidade Digital: Uma análise se os futuros profissionais estarão aptos a serem contadores digitais, com base na Grade Curricular do Curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Vasconcelos, Kerolayne da Silva
Orientador: Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges
Palavras-chave: Contabilidade Digital;Profissional Contábil;Grade Curricular
Data do documento: 9-Dez-2021
Resumo: A contabilidade vem reestruturando seus processos tradicionais ao longo dos anos em busca de corresponder às demandas tecnológicas e econômicas da sociedade. Tais transformações em uma era cada vez mais digital redefine o papel do profissional contábil, fazendo com que o mesmo ocupe função fundamental tanto na geração de dados, quanto na tomada de decisão por uma visão sistêmica. Com a Contabilidade Digital processos antes realizados manualmente, foram sucedidos pelo tecnológico disponíveis em um sistema de gestão, possibilitando a utilização das informações de maneira ágil e centralizada, reduzindo fraudes e sonegações fiscais. O presente estudo tem por objetivo analisar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES), verificando se os futuros profissionais contábeis recebem um suporte para desenvolverem suas competências digitais, com base nos conceitos abordados sobre Contabilidade Digital. Sob uma abordagem qualitativa, foram utilizados como procedimentos metodológicos, análise documental da organização curricular do curso e pesquisa bibliográfica acerca da literatura de artigos científicos indexados no google acadêmico, repositórios institucionais e bibliotecas online. Os resultados demonstram que práticas e habilidades digitais podem ser contempladas de forma dedutiva ou indutivamente nas disciplinas oferecidas pela grade curricular durante a formação dos estudantes, preparando para que sejam profissionais contadores digitais. Logo, a evolução digital vem como um desafio para promover a inovação educacional, sendo assim é necessário um currículo profissional flexível para adequações e adaptações, afim de melhor preparar os discentes para as mudanças.
Abstract: Accounting has been restructuring its traditional processes over the years in an attempt to respond to the technological and economic demands of society. Such transformations in an increasingly digital era redefines the role of the accounting professional, making it play a fundamental role both in data generation and in decision-making based on a systemic view. With Digital Accounting, processes that were previously performed manually were succeeded by the technology available in a management system, enabling the use of information in an agile and centralized manner, reducing fraud and tax evasion. This study aims to analyze the curriculum of the Accounting Sciences course at Higher Education Institutions (HEI), verifying whether future accounting professionals receive support to develop their digital skills, based on the concepts discussed about Digital Accounting. Under a qualitative approach, they were used as methodological procedures, documental analysis of the curricular organization of the course and bibliographical research on the literature of scientific articles indexed in academic google, institutional repositories and online libraries. The results demonstrate that digital practices and skills can be considered deductively or inductively in the subjects offered by the curriculum during the training of students, preparing them to become professional digital accountants. Therefore, the digital evolution comes as a challenge to promote educational innovation, so it is necessary to have a flexible professional curriculum for adaptations and adaptations, in order to better prepare students for changes.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/568
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contabilidadedigitaluma.pdf169.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.