Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Neto Batista-
dc.date.accessioned2023-03-31T17:21:20Z-
dc.date.available2023-03-31T17:21:20Z-
dc.date.issued2021-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/570-
dc.description.abstractO planejamento estratégico é uma ferramenta crucial mesmo em micro e pequenas empresas, pois permite que as empresas possuam melhor controle de suas atividades, além de identificar mais facilmente setores que necessitam de mudanças, simplificar certas tomadas de decisões, auxiliar na otimização dos lucros, e ajudar a prever possíveis problemas futuros, auxiliando assim em sua permanência no mercado tanto no curto quanto no longo prazo. Pode-se perceber por meio da análise de diferentes autores ao longo do tempo, que mesmo o planejamento estratégico não sendo algo obrigatório para pequenas empresas, pode ser um grande diferencial para determinada empresa, em comparação a uma concorrente que não adere a tal ferramenta principalmente no quesito permanência no mercado, e até mesmo crescimento da organização. O estudo foi desenvolvido através do método de revisão bibliográfica com pesquisa em estudos anteriores com análise qualitativa. Um bom planejamento estratégico funciona como uma projeção futura de onde se deseja chegar, com isso em mente servindo como um norte se torna mais fácil analisar quais caminhos seguir e quais decisões tomar, podendo analisar se os impactos gerados por tais escolhas levaram aos resultados desejados. Nota-se pela pesquisa, que apesar das diferentes formas de pensamento, um conceito básico destaca-se: a importância da existência de um planejamento estratégico independente da organização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPermanência no mercadopt_BR
dc.titleA importância do planejamento estratégico nas empresas de pequeno portept_BR
dc.orientadorAmorim, Dênia Aparecida dept_BR
dc.abstractStrategic planning is a crucial tool even in micro and small businesses, as it allows companies to have better control of their activities, in addition to more easily identifying sectors that need change, simplify certain decision-making, assist in optimizing profits, and help predict possible future problems, thus assisting in its permanence in the market both in the short and in the long term. It can be seen through the analysis of different authors over time, that even though strategic planning is not mandatory for small businesses, can be a great differential for a given company, compared to a competitor that does not adhere to such a tool, mainly in terms of permanence in the market, and even organization growth. The study was developed through the literature review method with research in previous studies with qualitative analysis. Good strategic planning works as a future projection of where you want to go, with that in mind, serving as a guide makes it easier to analyze which paths to follow and which decisions to take, being able to analyze whether the impacts generated by such choices led to the desired results. It is noted by the research, that despite the different ways of thinking, a basic concept stands out: the importance of the existence of a strategic planning independent of the organization.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importanciadoplanejamentoestrategico.pdf176.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.