Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Eduardo Calixto | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T18:18:14Z | - |
dc.date.available | 2023-09-01T18:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/609 | - |
dc.description.abstract | Com o aumento desenfreado da pandemia que assola o mundo, só aumentou os casos de corrupção nos entes federados, uma vez que, com os decretos de calamidade pública, os agentes políticos ficam dispensados da licitação, maneira utilizada para fraudar a máquina pública em proveito próprio ou de terceiros. Diante da grande visibilidade que se tornou o tema, sendo amplamente divulgado pelos meios de comunicação os mais diversos, mostrando os esquemas desmontados pelas polícias judiciárias e pelos Ministérios Públicos, ficam uma sensação ruim na sociedade, do porquê da dispensa da licitação. Nesse sentido, fica a pergunta: a dispensa de licitação é benéfica para a sociedade ou para o agente político? Esse presente artigo pode impactar na sociedade de maneira que possam alertá-los, para que possibilite fiscalizar os agentes políticos, de modo que iniba os de agir de maneira ilegal, assim, fazendo um bom uso do dinheiro público e agindo com interesse público. Como o tema tem sido pouco explorado e a necessidade é permanente em punir administrativamente licitantes inconsequentes, emerge a necessidade de adotar a Administração de conhecimentos básicos para coibir de forma efetiva os abusos recorrentes com os cofres públicos em face da pandemia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Estado de calamidade | pt_BR |
dc.subject | Interesse público | pt_BR |
dc.title | Dispensa de licitação em face do estado de calamidade pública | pt_BR |
dc.orientador | Veloso, Fernando Mundim | pt_BR |
dc.abstract | With the unbridled increase of the pandemic that ravages the world, cases of corruption in federated entities only increased, since, with the public calamity decrees, political agents are exempted from the bidding process, a way used to defraud the public machine for their own benefit or from third parties. Given the great visibility that the theme has become, being widely publicized by the most diverse media, showing the schemes dismantled by the judicial police and the Public Prosecutors, there is a bad feeling in society, as to why the bidding process is waived. In this sense, the question remains: is the waiver of bidding beneficial to society or to the political agent? This present article can impact society in a way that they can alert them, so that it can monitor political agents, in a way that inhibits them from acting illegally, thus making good use of public money and acting in the public interest. As the topic has been little explored and the need is permanent to administratively punish inconsequential bidders, the need to adopt basic knowledge administration to effectively curb recurrent abuses of public coffers in the face of the pandemic emerges. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dispensadelicitacao.pdf | 274.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.