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Título: Um amigo só meu - o amigo imaginário no desenvolvimento infantil
Autor(es): Oliveira, Lara Gomes de
Orientador: Rosa, Renata Cristina Martins
Palavras-chave: Amigo imaginário;Crianças;Desenvolvimento infantil
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Introdução: os amigos imaginários são figuras criadas na mente, frequentemente por crianças, que desempenham papéis de companheirismo e interação. Esse fenômeno é considerado parte do desenvolvimento emocional e social. Crianças criam amigos imaginários por volta dos 2 ou 3 anos de idade, eles podem ter diferentes personalidades, habilidades e histórias de vida, e podem se tornar companheiros de brincadeiras, confidentes e fontes de conforto emocional para a criança. Objetivo: analisar o papel do amigo imaginário no desenvolvimento infantil e discutir a natureza, as causas da formação e as funções dos amigos imaginários na vida da criança. Metodologia: o estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, por meio de consulta a livros e artigos científicos. Resultado: identificou-se semelhanças entre o amigo imaginário e o objeto transicional, destacando seu papel em fornecer suporte à criança, protegendo sua autoestima, facilitando a integração e influenciando a representação do eu. A interação com amigos imaginários não indica automaticamente que a criança esteja lidando com desafios psicológicos. Contudo, nota-se que crianças expostas a ambientes estressantes muitas vezes desenvolvem tais relações fictícias. Conclusão: a presença de amigos imaginários na vida das crianças é uma ocorrência comum, saudável e que contribui para o desenvolvimento. Proporcionando às crianças uma forma de expressar seus sentimentos, experimentar relacionamentos e desenvolver habilidades sociais. A existência de resultados divergentes em relação à conexão entre a fantasia infantil e a teoria da mente destaca a necessidade urgente e a carência de pesquisas adicionais sobre o tema.
Abstract: Introduction: imaginary friends are figures created in the mind, often by children, who play roles of companionship and interaction. This phenomenon is considered part of emotional and social development. Children create imaginary friends around the age of 2 or 3, they can have different personalities, skills and life stories, and can become playmates, confidants and sources of emotional comfort for the child. Objective: to analyze the role of imaginary friends in child development and discuss the nature, causes of formation and functions of imaginary friends in children's lives. Methodology: the study involved carrying out qualitative bibliographical research, through consultation of books and scientific articles. Result: similarities were identified between the imaginary friend and the transitional object, highlighting their role in providing support to the child, protecting their self-esteem, facilitating integration and influencing the representation of the self. Interacting with imaginary friends does not automatically indicate that a child is dealing with psychological challenges. However, it is noted that children exposed to stressful environments often develop such fictitious relationships. Conclusion: the presence of imaginary friends in children's lives is a common, healthy occurrence that contributes to development. Providing children with a way to express their feelings, experiment with relationships and develop social skills. The existence of divergent results regarding the connection between children's fantasy and theory of mind highlights the urgent need and lack of additional research on the topic.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/655
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