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http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/687
Título: | Aspectos motivacionais que influenciam a adesão e manutenção de professores da Educação Básica à prática regular de exercícios físicos |
Autor(es): | Mendes, Gabriel Vieira |
Orientador: | Silva, Rodrigo Márcio de Oliveira e |
Palavras-chave: | Prática de exercícios físicos;Motivação;Professores |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Resumo: | O trabalho docente na educação básica é uma atividade complexa e desafiadora, com impactos significativos na saúde dos professores. Estudos indicam efeitos adversos do exercício dessa profissão na saúde dos educadores, indicando um aumento na prevalência de doenças que afetam o bem-estar físico, mental e social de professores além do aumento nos afastamentos funcionais oriundos desse quadro. Diante disso, torna-se importante, o desenvolvimento de ações que atuem no sentido de melhorar tal contexto e a prática regular de exercício físico tem o potencial de atuar positivamente nessa situação, uma vez que contribui para a prevenção de diversos tipos doenças, melhoria da capacidade funcional e promoção do bem-estar físico, mental desses profissionais. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar a motivação de professores da educação básica para a prática esportiva/exercício físico, o que pode auxiliar na organização, planejamento e/ou oferta de programas de atividade/exercícios físicos a professores. O estudo contou com uma amostra de 21 professores, dos quais 17 eram do sexo feminino e 4 do masculino, com idades entre 21 e 57 anos (média 39,19 e ±10,19) em efetivo exercício da docência na Educação Básica, das redes públicas (municipal e estadual) da cidade de Iraí de Minas no estado de Minas Gerais. Para coleta de dados, utilizou-se o Motivation for Physical Activities Measure-Revised (MPAM-R) (RYAN et al., 1997). Os resultados mostraram que ‘‘saúde’’, ‘‘aparência’’ e ‘‘diversão’’ são os principais motivos para a prática regular de exercícios físicos, entre os participantes. Pode-se concluir que os professores participantes do estudo, são mais motivados extrínseca que intrinsecamente para a prática de exercícios físicos. |
Abstract: | Teaching work in basic education is a complex and challenging activity, with significant impacts on teachers' health. Studies indicate adverse effects of exercising this profession on the health of educators, indicating an increase in the prevalence of diseases that affect the physical, mental and social well-being of teachers, in addition to the increase in functional absences resulting from this situation. In view of this, it becomes important to develop actions that act towards improving this context and the regular practice of physical exercise has the potential to act positively in this situation, as it contributes to the prevention of various types of diseases, improvement of functional capacity and promotion of the physical and mental well-being of these professionals. In this sense, the present study aims to analyze the motivation of basic education teachers to practice sports/physical exercise, which can help in organizing, planning and/or offering activity/physical exercise programs to teachers. The study included a sample of 21 teachers, of which 17 were female and 4 were male, aged between 21 and 57 years old (average 39.19 and ±10.19) effectively teaching in Basic Education, of public networks (municipal and state) in the city of Iraí de Minas in the state of Minas Gerais. For data collection, the Motivation for Physical Activities Measure-Revised (MPAM-R) (RYAN et al., 1997) was used. The results showed that ‘‘health’’, ‘‘appearance’’ and ‘‘fun’’ are the main reasons for regular physical exercise among participants. It can be concluded that the teachers participating in the study are more extrinsically than intrinsically motivated to practice physical exercise. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/687 |
Aparece nas coleções: | Educação Física - TCC |
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