Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/100
Título: | A utilização dos jogos no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Filgueira, Luciene Aparecida Barbosa Vital |
Palavras-chave: | Matemática;Jogos;Aprendizagem |
Data do documento: | 26-Jun-2018 |
Resumo: | Os jogos pedagógicos são de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças, contribuindo no processo ensino aprendizagem de uma maneira mais dinâmica e significativa. Ao trabalhar com jogos, o professor está proporcionando ao aluno motivação para aprender o conteúdo de matemática de forma lúdica e divertida, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, as habilidades emocionais e trabalho em grupo, instigando-os a gostarem da disciplina, quebrando o tabu que a matemática é um bicho de sete cabeças. A pesquisa apresentada teve como objetivo principal descrever a importância da utilização dos jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e na pedagogia de projetos. O trabalho para desenvolver as habilidades e competências matemáticas deve começar cedo, com os alunos nas séries iniciais, construindo maneiras de gostar da matemática. Cabe ao educador planejar aulas que sejam dinâmicas e prazerosas para que os alunos possam aprender através dos jogos e brincadeiras, e assim contribuir para a formação de cidadãos criativos, críticos e com autonomia para serem inseridos na sociedade. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/100 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilizacaojogosensino.pdf | 361.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.