Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maiane da Conceição dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T14:23:00Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T14:23:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/101 | - |
dc.description.abstract | Acreditamos que psicomotricidade, trabalha o desenvolver-se do corpo em todas as suas partes, de forma que a criança possa se encontrar no ambiente em que vive através de hábitos motores, que vão auxiliando no desenvolvimento cognitivo e afetivo, por isso, se faz importante integrar a psicomotricidade na Educação Infantil, a fim de usufruir dos benefícios que ela traz enquanto ferramenta que disponibiliza meios de trabalhar o desenvolvimento de maneira lúdica. Quando a criança chega à escola, ela traz consigo uma bagagem de conhecimento a respeito dos movimentos, conhecimentos adquiridos a partir de experiências vividas dentro da cultura que está inserida. É o momento em que a criança tem mais facilidade para interagir com o movimento, do que concentrar-se em atividades de aprendizagens tradicionais, e para isso o professor precisa buscar ser cada vez mais criativo, pensar sobre sua prática, conhecer a realidade social do aluno, e proporcionar uma aprendizagem diferente do tradicional. O objetivo deste artigo, é sugerir propostas de atividades a serem realizadas na educação infantil, que trabalhe o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, numa perspectiva de adaptação e interação. Nesse trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos, a pesquisa bibliográfica se fez importante porque deu um melhor embasamento no tema abordado, a partir das experiências teóricas do passado permitiu obter novas ideias, e dar autenticidade ao trabalho, enquanto que a pedagogia de projetos insere uma maneira nova de pensar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a transformar as práticas pedagógicas, trazendo para a sala de aula, meios de fazer com que o aluno se sinta um sujeito ativo nesse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Caminhando de mãos dadas com a psicomotricidade no processo de ensino aprendizagem em educação infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caminhandomaosdadas.pdf | 296.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.