Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/106
Título: Multiculturalismo: Reflexões sobre hierarquia cultural e o papel da escola neste processo educativo
Autor(es): Takaioshi, Adriana Sayuri
Palavras-chave: Projetos;Multiculturalismo;Educação
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: O Brasil é um país rico em pluralidade cultural e a mesma colabora para a construção da identidade existente em cada um de nós. Saber lidar com essa diversidade é imprescindível na construção do respeito, da aceitação social e da dignidade humana, pois consideramos que nenhuma cultura é superior ou inferior às demais e sim “diferente”. O presente artigo tem como objetivo trabalhar por meio de pedagogia de projetos a temática do “multiculturalismo” voltada para a educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. Nesse trabalho foram apresentadas duas sugestões de projetos, calcadas numa visão construtivista, na qual o aluno é participante ativo de sua própria aprendizagem e o professor seu mediador, sendo aquele que dará condições para que o aluno se desenvolva da melhor forma possível em aspectos cognitivos, afetivos e emocionais. Devemos levar em consideração que a luta contra a cristalização de estereótipos e hierarquias culturais necessita ser trabalhado não apenas durante o desenvolvimento desses projetos e sim, constantemente no cotidiano da sala de aula e nos ambientes que abrangem o espaço escolar, o que refletirá para além dos muros escolares.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/106
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Multiculturalismoreflexoessobre.pdf204.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.