Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/111
Título: Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Maria Elvira Rosa
Palavras-chave: Matemática;Aprendizado;Lúdico
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve levar em conta os aspectos metodológicos e pedagógicos para conseguir obter sucesso e mudar o atual quadro de despreparo dos alunos. Desde muito cedo, as crianças são introduzidas no mundo dos números, muitas antes mesmo de começar a aprender sobre as habilidades matemáticas já trazem de casa o medo da disciplina, fazendo que não se sintam à vontade com essa matéria. O objetivo foi analisar como é aplicada a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar formas criativas de metodologias que possam mudar a visão negativa que se tem da disciplina. Como metodologia de pesquisa utilizamos o levantamento bibliográfico sobre o tema e a pedagogia de projetos para montar duas sugestões de projetos que envolvessem o lúdico na aquisição e aplicação de conceitos matemáticos. Por meio dos projetos Bolo matemático e Batalha das operações, pudemos destacar que as formar de ensinar, utilizando a criatividade, a inventividade e a ludicidade aceleram o aprendizado das crianças, permitindo que elas superem os medos de aprender, entender e utilizar conceitos matemáticos em seu cotidiano e facilitando a fixação das habilidade e competências matemáticas necessárias aos anos iniciais.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/111
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacaomatematicaanos.pdf492.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.