Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/225
Título: | A contribuição do projeto pibid para a formação docente |
Autor(es): | Naves, Gabriela Barbosa |
Orientador: | Costa, Sandra Diniz |
Palavras-chave: | Linguística;Prática docente;Língua Portuguesa;PIBID |
Data do documento: | 28-Dez-2017 |
Resumo: | Este trabalho, inserido na linha de pesquisa de Prática de Ensino de línguas, analisa uma das atividades do graduando em Letras em uma Faculdade do interior de Minas Gerais, especificamente sobre a contribuição do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação docente. O PIBID é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. A meta do programa é estabelecer uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e as universidades, com vistas à melhoria do ensino nas escolas públicas. Este artigo, assim, tem por objetivo analisar as propostas do Programa e verifica sua influência na formação docente, uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostram que contribuição do projeto PIBID oferece várias oportunidades para o decente, no momento em que abre caminhos para novos professores críticos e reflexivos, podendo avaliarem suas práticas pedagógicas. |
Abstract: | Este trabajo, insertado en la línea de investigación de Práctica de Enseñanza de lenguas, analiza una de las actividades del graduado en Letras en una Facultad del interior de Minas Gerais, específicamente sobre la contribución del PIBID-Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en la formación docente. El PIBID es un programa que ofrece becas de iniciación a la docencia a los alumnos de cursos presenciales que se dediquen al estadio en las escuelas públicas y que, cuando graduados, se comprometen con el ejercicio del magisterio en la red pública. La meta del programa es establecer una asociación entre las secretarías estaduales y municipales de Educación y las universidades, con miras a la mejora de la enseñanza en las escuelas públicas. Este artículo, así, tiene por objetivo analizar las propuestas del Programa y verifica su influencia en la formación docente, una investigación bibliográfica y documental. Los resultados muestran que la contribución del proyecto PIBID ofrece varias oportunidades para el decente, en el momento en que abre caminos para nuevos profesores críticos y reflexivos, pudiendo evaluar sus prácticas pedagógicas. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/225 |
Aparece nas coleções: | Letras - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuicaoprojetopibid.pdf | 82.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.