Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/260
Título: Análise do processo de sucessão em empresas familiares, sob a ótica de uma revisão sistemática
Autor(es): Nascimento, Valquíria Bianca Lopes do
Orientador: Costa, Cláudio
Palavras-chave: Sucessão;Empresa familiar;Planejamento
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Atualmente as empresas familiares representam cerca de 90% das empresas no Brasil, e um dos maiores problemas enfrentados está concentrado no período da sucessão, que se não conduzido de maneira correta pode levar a empresa ao fim. O objetivo foi analisar o processo de sucessão nas empresas familiares, sob a ótica de uma revisão sistemática. Para a realização desse trabalho aplicou-se o procedimento de revisão sistemática, a base de dados utilizada para pesquisa foi o Google Acadêmico, foram selecionadas páginas apenas em português, classificando por data a partir do ano de 2015, para seleção dos artigos, primeiro buscou-se a palavra “sucessão”, e foram encontrados 736 resultados, em seguida buscou-se pela combinação das palavras “sucessão” e “familiar”, e obteve um resultado de 131 artigos. Desse total foi feita a leitura dos resumos e selecionados 15 artigos de maior relevância que apresentou conteúdo que tinham relevância com o tema a ser abordado. Ressaltasse-se que, a cada 100 empresas familiares somente 30 chegam à segunda geração e menos de 10% destas irão sobreviver até a quarta geração. A sucessão envolve uma série de dificuldades e desafios, visto que seu processo pode ser permeado por conflitos oriundos de fontes como: ausência de planejamento prévio, incerteza dos stakeholders (acionistas, fundador, membros da família, gestores, fornecedores, e clientes) quanto às possíveis alterações que podem ocorrer com a mudança no poder e na autoridade. A elaboração de um plano de sucessão foi tratada como uma das formas de se estabelecer menos riscos à empresa, com a morte de seu gestor. O planejamento antecipado da sucessão se caracterizou como a melhor forma de conduzir o processo, o herdeiro/sucessor deve participar das atividades da empresa para adquirir maior conhecimento e melhor convívio com os demais sócios, clientes e colaboradores. Dessa forma, haverá probabilidade de uma posição duradoura no mercado futuro
Abstract: Currently, family companies account for about 90% of companies in Brazil, and one of the biggest problems is concentrated in the succession period, which if not conducted correctly can lead the company to the end. The objective was to analyze the process of succession in family companies, from the perspective of a systematic review. For the accomplishment of this work the systematic review procedure was applied, the database used for research was Google Academic, only Portuguese pages were selected, classifying by date from 2015, for the selection of the articles first, the word "succession" was found, and 736 results were found, followed by the combination of the words "succession" and "family", and obtained a 2 result of 131 articles. From this total was made the reading of the abstracts and selected 15 articles of greater relevance that presented content had relevance with the subject to be approached. It is worth noting that, every 100 family businesses, only 30 reach the second generation and less than 10% of these will survive until the fourth generation. Succession involves a series of difficulties and challenges, since its process can be permeated by conflicts from sources such as: lack of previous planning, uncertainty of stakeholders (shareholders, founder, family members, managers, suppliers, and customers) regarding the possible changes that may occur with the change in power and authority. The drafting of a succession plan was treated as one of the ways to establish less risk to the company, with the death of its manager. The successor planning is characterized as the best way to conduct the process, the heir / successor must participate in the activities of the company to acquire greater knowledge and better acquaintance with the other partners, clients and collaborators. In this way, there will be a probability of a lasting position in the future market.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/260
Aparece nas coleções:Administração - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analiseprocessosucessao.pdf208.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.