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Título: Dimensionamento de pavimentos rígidos para corredores de ônibus, considerando diferentes níveis de tráfego
Autor(es): Silva, Fernando Marcelino
Orientador: Reis, Leandro Cesar dos
Palavras-chave: Dimensionamento de corredores de ônibus;Pavimento rígido;Método PCA/1984
Data do documento: 15-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho visa o dimensionamento de pavimentos rígidos para corredores de ônibus, considerando diferentes níveis de tráfego, afim de obter-se uma tabela ou ábaco final que possa servir de base para uso em futuros corredores de ônibus que venham a ser construídos no Brasil, e também para trabalhos acadêmicos. Enumerou-se diversos tipos de pavimentos de concreto existentes e suas características. Com base em estatísticas de corredores de ônibus reais, estimou-se os níveis de tráfego para os quais seriam calculadas as espessuras da laje de concreto do pavimento rígido. Fundamentado no método de dimensionamento PCA/1984, dimensionou-se pavimentos de concreto simples hipotéticos, desprovidos de qualquer tipo de armadura. Notou-se que nos corredores de ônibus o fator principal para dimensionamento são os eixos simples de rodagem dupla, responsáveis pelo desgaste relacionado com a erosão do pavimento. Com o estudo realizado no trabalho, chegou-se a uma tabela que mostra as repetições máximas diárias que cada espessura de concreto consegue suportar diariamente, em um período de projeto de vinte anos. Este trabalho poderá servir como base de consulta para posteriores dimensionamentos pelo método PCA/1984. A tabela que relaciona as espessuras da laje e as repetições máximas suportadas diariamente, poderá ser usada para futuros dimensionamentos, servindo como base para cálculo da espessura da laje de concreto do pavimento rígido, quando o coeficiente de recalque do sistema (k) for igual a 100 MPa/m, poderá simplesmente consultar a espessura ideal da camada de concreto do pavimento rígido, com base no tráfego do corredor de ônibus.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/408
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