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Título: A Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
Autor(es): Santana, Claudeci Pereira
Orientador: Naves, Neusa Rosa
Palavras-chave: Inclusão;Autismo;Ensino fundamental.
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Justifica-se o presente estudo diante da necessidade, ainda presente, de mais discussão acerca da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas de ensino regular. A inserção do aluno autista no ambiente escolar é um direito que está estabelecida nas principais leis que regem a educação brasileira. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a inclusão educacional de crianças autistas, identificando os desafios enfrentados por elas ao serem inseridas nas escolas de ensino regular e sugerir atividades com projetos de inclusão em sala de aula. A abordagem metodológica desta pesquisa foi pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos. O TEA, assim como outros tipos de deficiência, é muito amplo em termos de graus e manifestação. Assim, como em outros casos, a inclusão de crianças com autismo deve ser personalizada, ajustada às suas necessidades e sempre tendo em mente o seu bem-estar. Pretendeu-se com essa pesquisa mostrar a importância da inclusão escolar de crianças com TEA, portanto o viés desta pesquisa deve-se ao fato de que a educação inclusiva não se sustenta somente por leis e campanhas antidiscriminatórias que garantem a acessibilidade desses alunos. É preciso também uma política inclusiva eficiente, na qual a construção de uma escola inclusiva, que esteja preparada para receber esses alunos, e que possua estratégias que permitam a integração e permanência dos mesmos, seja essencial.
Abstract: This study is justified by the need for more discussion about the inclusion of school children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools. The inclusion of the autistic student in the school environment is a right that is established in the main laws that govern Brazilian education. The objective of the research was to reflect on the educational inclusion of autistic children, identifying the challenges they face when they are enrolled in regular schools and suggest activities with inclusion projects in the classroom. The methodological approach of this research was bibliographic research and project pedagogy. The ASD, as well as other types of disability, is very broad in terms of degrees and manifestation. Thus, as in other cases, the inclusion of children with autism should be personalized, tailored to their needs and always keeping in mind their well-being. The aim of this research was to show the importance of the school inclusion of children with ASD, so the bias of this research is due to the fact that inclusive education is not only sustained by laws and anti-discrimination campaigns that guarantee the accessibility of these students. It is also necessary an efficient inclusive policy, in which the construction of an inclusive school, that is prepared to receive these students, and that has strategies that allow the integration and permanence of the same, is essential.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/438
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