Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/485
Título: Uma proposta de renovação didática para o ensino de literatura no Brasil: Um estudo Paidêutico de “O Alienista"
Autor(es): Rosa, João Paulo Mota
Orientador: Alves, Deyse Souza
Palavras-chave: Literatura;Ensino;Paideia
Data do documento: 16-Dez-2019
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir e enfrentar o problema do desinteresse dos estudantes brasileiros pelas aulas de Literatura, oferecendo uma proposta de renovação didática para um ensino atraente, proveitoso e eficaz dessa disciplina nas escolas. Buscam-se neste estudo elementos didáticos renovadores do método de ensino aplicado às aulas de Literatura, com inspiração na Paideia, modelo educacional desenvolvido na Grécia Antiga e que repercute até hoje. A partir do arquétipo paidêutico, faz-se a extração de um paradigma didático propriamente voltado ao ensino e prática literários, com a aplicação de como se podem desenvolver as habilidades orais e de escrita dos alunos, bem como a sua competência de leitura e cultura literária. Para tanto, elabora-se um projeto de prática pedagógica fundamentado no referido modelo, o que permite combater o principal problema do desinteresse estudantil pela Literatura: o método engessado e estéril de ensino empregado hoje, via de regra. Este trabalho calca-se na apresentação da obra O Alienista, de Machado de Assis, sob o emprego da metodologia paidêutica, a fim de confirmar a eficácia desse método de ensino de Literatura no Brasil.
Abstract: This research aims to discuss and address the problem of Brazilian students' lack of interest in literature classes, offering a proposal for didactic renewal for an attractive, profitable and effective teaching of this subject in schools. This study seeks to renew the didactic elements of the teaching method applied to Literature classes, inspired by Paideia, an educational model developed in Ancient Greece and which has repercussions to this day. From the paideutic archetype, we extract a didactic paradigm specifically focused on literary teaching and practice, applying how students' oral and writing skills can be developed, as well as their literacy and literacy skills. To this end, a pedagogical practice project based on this model is elaborated, which makes it possible to combat the main problem of student disinterest in literature: the plastered and sterile method of teaching employed today, as a rule. This work is based on the presentation of O Alienista, by Machado de Assis, using the paideutic methodology, in order to confirm the effectiveness of this method of teaching literature in Brazil.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/485
Aparece nas coleções:Letras - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Umapropostarenovacao.pdf148.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.