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Título: Estudo comparativo da viabilidade do asfalto convencional e o asfalto borracha nas vias urbanas do Bairro Campestre em Monte Caremelo - MG
Autor(es): Souza, Laryssa de Freitas
Orientador: Mota, Kevin Reiny Rocha
Palavras-chave: Revestimento asfáltico;Asfalto borracha;Sustentabilidade
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Entre os meios de transporte que abrangem o território brasileiro, destaca-se a mobilidade por meio das rodovias. É importante que haja investimentos na infraestrutura das rodovias, para garantir a segurança dos que usufruem do serviço. Além do mais, investimento torna-se sinônimo de qualidade e de crescimento econômico. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma análise comparativa entre o asfalto convencional e o asfalto - borracha, abordando viabilidade, durabilidade, custos de aplicação, execução e manutenção, para a substituição do asfalto convencional por meio da incorporação da borracha de pneus inservíveis, com vistas ao melhor desempenho do asfalto e ao descarte correto de pneus desgastados. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistiram em análise documental de informações fornecidas pela Prefeitura Municipal de Monte Carmelo e também em dados referente à SETOP - Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e ao SINAPI - Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil. De acordo com as informações analisadas verificou-se que há melhoria das características do revestimento asfáltico com a incorporação de borracha moída de pneus inservíveis, que proporciona melhor desempenho, conforto, segurança aos usuários, durabilidade e economia, quando comparado com o asfalto convencional, além de dar uma destinação ecologicamente correta aos pneus velhos, como propôs o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução n.º 258. No Brasil, são descartados mais de 30 milhões de pneus ao ano e eles podem alcançar uma durabilidade de até 600 anos. A escolha pela utilização do asfalto - borracha deveu-se ao fato de se tornar um material mais resistente, necessitando de menos manutenção. Em relação ao custo orçamentário realizado com base nas pesquisas de preços atualizados de acordo com o SETOP e SINAPI, constatou-se um custo menor para o asfalto - borracha, que se tornou mais viável no longo prazo.
Abstract: Among the means of transportation that cover the Brazilian territory, mobility through the highways stands out. It's important there are investments in highway infrastructure to ensure the safety of service users. Moreover, investment is synonymous with quality and economic growth. This paper aimed to carry out a comparative analysis between conventional asphalt and rubber one, addressing feasibility, durability, application, execution and maintenance costs, for replacing conventional asphalt by incorporating rubber from unusable tires for better asphalt performance and proper disposal of worn tires for better asphalt performance and proper disposal of worn tires. Research methodological procedures consisted of documentary analysis of information provided by Monte Carmelo City Hall and also in data referring to the Minas Gerais State Department of Transportation and Public Works (SETOP) and the National System of Prices and Indexes for Civil Construction (SINAPI).The Results showed that the characteristics of the asphalt coating improved with the incorporation of ground rubber, with better performance, comfort, safety to the users, durability and economy, when compared to conventional asphalt in addition to giving an environmentally friendly destination to old tires as proposed by the National Environment Council (CONAMA), through Resolution nr. 258. In Brazil, more than 30 million tires are discarded per year and they can reach a durability of up to 600 years. The choice to use rubber asphalt was due to the fact that it becomes a more resistant material and requires less maintenance. Concerning to budget cost based on price surveys updated in accordance with SETOP and SINAPI, we noted lower cost for rubber asphalt, which became more viable in the long run.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/514
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