Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/571
Título: A importância do marketing digital nos escritórios de contabilidade
Autor(es): Cardoso, Maxsuel Junior
Orientador: Amorim, Dênia Aparecida de
Palavras-chave: Contabilidade;Marketing digital;Marketing contábil
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: O marketing digital é um fenômeno mundial e engloba a utilização da internet, das mídias e redes sociais como ferramentas de marketing. Sendo assim, este estudo objetivou demonstrar se os profissionais da área contábil e as empresas prestadoras de serviços contábeis utilizam o marketing digital para atrair novos clientes. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um estudo exploratório que consistiu em vasculhar as redes sociais em busca de páginas vinculadas aos escritórios contábeis analisados como amostra. Para definição das empresas a serem pesquisadas utilizou-se o critério demográfico com a delimitação dos escritórios de contabilidade do município de Monte Carmelo-MG. A pesquisa foi feita nas mídias sociais Google e Instagram. Os primeiros resultados foram encontrados ao se digitar no Google "Escritórios de Contabilidade em Monte Carmelo”. Foram encontrados 17 escritórios contábeis situados no município de Monte Carmelo que utilizam o Google para divulgar os seus serviços contábeis. Na segunda pesquisa buscou-se descobrir se os escritórios de contabilidade de Monte Carmelo encontrados na busca do Google possuem site oficial. Os resultados mostraram que dos 17 escritórios, apenas cinco possuem site. A terceira pesquisa mostrou se os escritórios de contabilidade de Monte Carmelo encontrados na busca do Google possuem também um perfil oficial no Instagram. Os dados mostraram que apenas seis destes escritórios possuem conta nesta rede social. Com isso, concluiu-se que o marketing digital não é muito utilizado pelos escritórios contábeis da cidade de Monte Carmelo, pois algumas das principais ferramentas de marketing digital, como o Instagram, Google e sites institucionais, são pouco utilizadas pelos escritórios de contabilidade da cidade.
Abstract: Digital marketing is a worldwide phenomenon and encompasses the use of the internet, media and social networks as marketing tools. Therefore, this study aimed to demonstrate whether accounting professionals and accounting service providers use digital marketing to attract new customers. To achieve the objective, an exploratory study was developed that consisted of scouring social networks in search of pages linked to the accounting offices analyzed as a sample. To define the companies to be researched, the demographic criterion was used with the delimitation of accounting offices in the municipality of Monte Carmelo-MG. The search was done on Google and Instagram social media. The first results were found by typing in Google "Accounting Offices in Monte Carmelo". 17 accounting offices located in the municipality of Monte Carmelo that use Google to publicize their accounting services were found. The second survey sought to find out if the Monte Carmelo accounting offices found in the Google search have an official website. The results showed that of the 17 offices, only five have a website. The third survey showed whether the Monte Carmelo accounting firms found in the Google search also have an official Instagram profile. The data showed that only six of these offices have an account on this social network. Thus, it was concluded that digital marketing is not very used by accounting offices in the city of Monte Carmelo, as some of the main digital marketing tools, such as Instagram, Google and institutional websites, are little used by accounting offices in the city.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/571
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importanciadomarketing.pdf214.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.