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http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/600
Título: | A influência da vida estudantil na formação docente do Professor de Língua Portuguesa |
Autor(es): | Oliveira, Dayane Rosa de |
Orientador: | Alves, Deyse Souza |
Palavras-chave: | Formação docente;Prática docente;Professor de Língua Portuguesa |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar a influência que a experiência obtida durante o período escolar exerce sobre a construção da prática docente do futuro professor de Língua Portuguesa, estabelecendo uma ligação entre essas duas partes. Mostramos a relevância contida na formação continuada para que o profissional possa dispor de uma didática ativa e inovadora. Para isso, nos respaldamos no seguinte aporte teórico: Bakhtin (1979), Cortella (2018), Cunha (1989), Fonseca (2002), Izar (2016), Lisboa (2016), Martins (2018), Miranda e Senra (2012), Moreira (2002), Silva (2016) e Soares (2016), trazendo para nossa discussão os apontamentos feitos por esses teóricos e discorrendo acerca das contribuições ofertadas ao educador com o intuito de promover um ensino pautado na qualidade e no dinamismo. Nossa metodologia foi a revisão bibliográfica e a realização de uma pesquisa on-line feita por meio do Google Forms, em decorrência da pandemia da Covid-19. Foram entrevistadas 15 pessoas que são graduandas do 6° período de Letras de uma instituição de ensino superior particular de Monte Carmelo – MG, as quais puderam expor suas opiniões acerca das características que um professor considerado nota 10 deve possuir e como ele poderia motivar seus alunos dentro da sala de aula. Nossas considerações finais pautam-se na evidência do quão necessário é que o docente estabeleça um vínculo de respeito e afetividade com seus discentes, pois assim ele poderá propiciar um ensino promissor, despertando nos estudantes o prazer pela aprendizagem, de modo a conduzi-los na busca por seus próprios conhecimentos. |
Abstract: | This article intends analyze the influence that experience acquire during the school period exerts on the construction of the future practice teacher from the future Portuguese professor, setting a connection between both parts. Demonstrating the relevance include at the formation continuous so that the professional could afford the didactic active and innovational. That’s why, we have supported on the following contribution theoretical: Bakhtin (1979), Cortella (2018), Cunha (1989), Fonseca (2002), Izar (2016), Lisboa (2016), Martins (2018), Miranda e Senra (2012), Moreira (2002), Silva (2016) e Soares (2016), bringing to our discuss the appointments made from these theorists and discoursing about the contributtion offering to the instructor with the intention to promote an education guided at quality and dynamism. Our methodology was a revision bibliography and an achievement of a research online made by the Google Forms, due to the pandemic of Covid-19. Were interviewed 15 people that are graduating in the 6° period degree in Portuguese language from a particular college institution from Monte Carmelo – MG, which could expose their opinions about the characteristics that a teacher consider grade 10 should have and how the educator could motivate their students in the classroom. Ours finals consideration based how necessary is the educationist establish a bond of respectful and affection with the students, so that it is possible to provide an education bright, awakening in the students the learning enjoyment, consequently conducting them to the search of their own knowledge. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/600 |
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