Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/632
Título: | O lúdico na Educação Infantil: uma alegria necessária |
Autor(es): | Muniz, Raiane de Fátima Pires de Oliveira |
Orientador: | Naves, Neusa Rosa |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Jogos;Brincadeiras |
Data do documento: | 4-Jul-2022 |
Resumo: | Acreditamos que a inserção do aluno no meio escolar é de difícil adaptação, devido ao grande conforto deste em seu convívio familiar. Esta diferença de ambiente pode causar um certo, desconforto ao aluno. E é neste aspecto que entra o professor, fazendo com que o lúdico entre na sala de aula para aproximar o aluno do complexo escolar. Mediante essa análise conclui-se que para um aprendizado eficiente e prazeroso é necessário que o professor busque meios através do lúdico para que o aluno se interesse pelo conteúdo e o professor consiga avalia-lo de maneira espontânea. O objetivo geral do trabalho é mostrar ao educador o significado e a importância das atividades lúdicas na educação infantil apresentando sugestões de projetos de aula utilizando metodologias lúdicas na educação infantil. Este trabalho realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados artigos científicos que vão ao encontro do assunto do tema proposto e uma pedagogia de projeto. Destacou-se a importância do lúdico na educação. Ademais, descreveu-se o papel do brincar e dos jogos no âmbito escolar refletindo no desenvolvimento do aluno. Foram utilizados arquivos e revistas online para conclusão do estudo. O primeiro projeto terá como tema “Aprendendo o nome” e será aplicado a alunos da Educação Infantil I período, o segundo projeto será “Coordenação motora fluindo entre jogos e brincadeiras” para a mesma faixa de aprendizado anterior. Através desse estudo foi possível observar a grande importância da ludicidade na educação. O aluno aprende de uma maneira melhor e mais satisfatória com os jogos e as brincadeiras. |
Abstract: | We believe that the insertion of the student in the school environment is difficult to adapt, due to the great comfort of the student in his family life. This difference in environment can cause some discomfort to the student. And it is in this aspect that the teacher enters, making the playful enter the classroom to bring the student closer to the school complex. Through this analysis it is concluded that for an efficient and pleasurable learning it is necessary for the teacher to seek ways through play so that the student is interested in the content and the teacher can evaluate it spontaneously. The general objective of the work is to show the educator the meaning and importance of playful activities in early childhood education, presenting suggestions for class projects using playful methodologies in early childhood education. This work was carried out through a bibliographical research, in which scientific articles were used that meet the subject of the proposed theme and a project pedagogy. The importance of play in education was highlighted. Furthermore, the role of playing and games in the school environment was described, reflecting on the student's development. Online files and journals were used to complete the study. The first project will have the theme "Learning the name" and will be applied to students of Early Childhood Education I period, the second project will be "Motor coordination flowing between games and games" for the same previous learning track. Through this study it was possible to observe the great importance of playfulness in education. The student learns in a better and more satisfying way with games and games. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/632 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ludicoeducacao.pdf | 329.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.