Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/650
Título: Massacres em escolas e a cultura da violência
Autor(es): Araújo, Diogo de Jesus
Orientador: Souza Junior, João Camilo de
Palavras-chave: Cultura;Escola;Narcisismo
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Os massacres em escolas são crimes que quando ocorrem causam grande repercussão e apreensão na sociedade em diferentes âmbitos. Dessa maneira, faz-se necessário o debate sobre a ocorrência desses casos não apenas no contexto brasileiro, como também fora dele, a fim de se ter uma visão mais abrangente quanto aos pontos que se repetem nesses atos e sobre os possíveis agentes que contribuem para seus despontamentos. O objetivo geral dessa pesquisa busca associar, por meios de um estudo de casos, temas que permeiam o assunto, como a cobertura midiática, o bullying, a internet e suas produções e, também, o conceito de cultura, sob a luz da psicanálise. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, de modo que foi utilizado o método de pesquisa qualitativa e estudo de três casos reais de ataques contra escolas ocorridos em Columbine, Realengo e Suzano, para uma compreensão mais ampla do fenômeno. Por trás dos massacres em escolas existem vários agentes influenciadores e reforçadores do ato, que vão desde a repercussão midiática, o desejo narcisista e mórbido por notoriedade e a presença de elementos culturais disseminadores do discurso de ódio. Dessa forma a própria cultura e sociedade devem ser revisadas em seus valores, funcionamento e estrutura, para que assim não haja ainda mais fatores contribuindo para a gênese de novos tiroteios contra as escolas.
Abstract: School massacres are crimes that, when they occur, cause great repercussions and apprehension in society in different areas. Therefore, it is necessary to debate the occurrence of these cases not only in the Brazilian context, but also outside it, in order to have a more comprehensive view of the points that are repeated in these acts and the possible agents that contribute to their disappointments. The general objective of this research seeks to associate, through a case study, themes that permeate the subject, such as media coverage, bullying, the internet and its productions, and also the concept of culture, in the light of psychoanalysis. The work was carried out through bibliographical research, so that the qualitative research method was used and the study of three real cases of attacks against schools that occurred in Columbine, Realengo and Suzano, for a broader understanding of the phenomenon. Behind school massacres there are several agents that influence and reinforce the act, ranging from the media repercussion, the narcissistic and morbid desire for notoriety and the presence of cultural elements that disseminate hate speech. In this way, culture and society itself must be reviewed in its values, functioning and structure, so that there are no more factors contributing to the genesis of new school shootings.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/650
Aparece nas coleções:Psicologia - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Massacreemescola.pdf667.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.