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Título: Sociologia Jurídica como influência nas escolas de Direito no Brasil
Autor(es): Rath, Ferdinando Resende
Orientador: Batista, Gustavo Araújo
Palavras-chave: Direito;Ensino;Sociologia Jurídica
Data do documento: 15-Jul-2021
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo responder se a Sociologia Jurídica é uma ramificação da Ciência do Direito, da própria Sociologia, ou se, na verdade, o Direito é uma ferramenta a serviço desta, se essa disciplina é ministrada nas faculdades brasileiras de forma satisfatória ou simplesmente para cumprir a grade curricular exigida pelo Ministério da Educação, como os acadêmicos da graduação de Direito recebem e absorvem o assunto, se é de forma consistente ou cursam a matéria apenas para serem aprovados? Para responder tais questionamentos foram utilizados algumas doutrinas e pensamentos de escolas jurídicas, entre elas o Sociologismo Jurídico, que tem como referência Émile Durkheim (1858 – 1917), esta escola afirma o Direito como fato social. Parecem questionamentos simples de serem respondidos, mas não, já que existe uma enorme lacuna e várias dúvidas em termos de integração e influência da Sociologia no estudo da Ciência do Direito, sobre tudo na preparação dos nossos estudantes e futuros juristas, no que diz respeito ao aprendizado. Questionamos também, como se faz o Direito, se ele vem da sociedade como um todo ou de algum grupo dominante específico em um determinado tempo e espaço, se o Direito aperfeiçoa com o passar dos anos através de novos fatos sociais, se adapta aos tempos contemporâneos ou é estático, ligado ao tradicionalismo imposto por indivíduos de uma determinada sociedade? Tentamos esclarecer como o Direito tem suas leis criadas pelas atitudes e comportamentos sociais, se elas voltam para toda a sociedade de forma efetiva e justa, sem distinção de classe, cor, religião, instrução, padrão social ou econômico. As indagações são muitas, mas o que move a ciência ou nossas vidas são mais as perguntas, um pouco menos as repostas, as quais foram respondidas dentro dos nossos limites. Por fim, entendemos que o Direito, origina-se dos relacionamentos sociais, ou seja, é fruto e objeto em benefício da sociedade e integrado à Sociologia Jurídica, que infelizmente não é levado muito à sério pelos alunos e como resultado disso, quando formados, não atuam de forma crítica e pensante, mas como técnicos presos a um Direito positivista e robotizado.
Abstract: This research aims to answer whether Legal Sociology is a branch of the Science of Law, of Sociology itself, or if, in fact, Law is a tool at its service, if this discipline is satisfactorily taught in Brazilian faculties or simply in order to comply with the curriculum required by the Ministry of Education, how do undergraduate Law students receive and absorb the subject, whether it is consistently or do they take the subject only to be approved? To answer such questions, some doctrines and thoughts of legal schools were used, among them the Legal Sociologism, which has as reference Émile Durkheim (1858 – 1917), this school affirms the Law as a social fact. These seem like simple questions to be answered, but no, since there is a huge gap and several doubts in terms of the integration and influence of Sociology in the study of the Science of Law, especially in the preparation of our students and future jurists, with regard to apprenticeship. We also question how the Law is done, if it comes from society as a whole or from some specific dominant group in a given time and space, if the Law improves over the years through new social facts, if it adapts to contemporary times or is it static, linked to the traditionalism imposed by individuals in a given society? We try to clarify how the Law has its laws created by social attitudes and behavior, if they return to the whole society in an effective and fair way, without distinction of class, color, religion, education, social or economic standard. There are many questions, but what moves science or our lives are more the questions, a little less the answers, which were answered within our limits. Finally, we understand that Law originates from social relationships, that is, it is fruit and object for the benefit of society and integrated to Legal Sociology, which unfortunately is not taken very seriously by students and as a result, when graduated, they do not act in a critical and thinking way, but as technicians tied to a positivist and robotic Law.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/610
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