Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/101
Título: | Caminhando de mãos dadas com a psicomotricidade no processo de ensino aprendizagem em educação infantil |
Autor(es): | Santos, Maiane da Conceição dos |
Palavras-chave: | Psicomotricidade;Desenvolvimento;Educação Infantil |
Data do documento: | 6-Jun-2018 |
Resumo: | Acreditamos que psicomotricidade, trabalha o desenvolver-se do corpo em todas as suas partes, de forma que a criança possa se encontrar no ambiente em que vive através de hábitos motores, que vão auxiliando no desenvolvimento cognitivo e afetivo, por isso, se faz importante integrar a psicomotricidade na Educação Infantil, a fim de usufruir dos benefícios que ela traz enquanto ferramenta que disponibiliza meios de trabalhar o desenvolvimento de maneira lúdica. Quando a criança chega à escola, ela traz consigo uma bagagem de conhecimento a respeito dos movimentos, conhecimentos adquiridos a partir de experiências vividas dentro da cultura que está inserida. É o momento em que a criança tem mais facilidade para interagir com o movimento, do que concentrar-se em atividades de aprendizagens tradicionais, e para isso o professor precisa buscar ser cada vez mais criativo, pensar sobre sua prática, conhecer a realidade social do aluno, e proporcionar uma aprendizagem diferente do tradicional. O objetivo deste artigo, é sugerir propostas de atividades a serem realizadas na educação infantil, que trabalhe o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, numa perspectiva de adaptação e interação. Nesse trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos, a pesquisa bibliográfica se fez importante porque deu um melhor embasamento no tema abordado, a partir das experiências teóricas do passado permitiu obter novas ideias, e dar autenticidade ao trabalho, enquanto que a pedagogia de projetos insere uma maneira nova de pensar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a transformar as práticas pedagógicas, trazendo para a sala de aula, meios de fazer com que o aluno se sinta um sujeito ativo nesse processo. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/101 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caminhandomaosdadas.pdf | 296.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.