Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/215
Título: A influência do pibid na formação docente
Autor(es): Rosa, Beatriz Aparecida
Orientador: Costa, Sandra Diniz
Palavras-chave: Linguística;Prática docente;Língua espanhola;PIBID
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo na área de Prática de Ensino de línguas, especificamente sobre a influência do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação docente. É um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. A meta do programa é estabelecer uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e as universidades, com vistas à melhoria do ensino nas escolas públicas. Este artigo, assim, analisa as propostas do Programa e verifica sua influência na formação docente, é uma pesquisa bibliográfica e documental e os resultados mostram que o fato de o graduando ser inserido neste projeto permite que o mesmo tenha uma experiência empírica a respeito do trabalho docente em sala de aula, fazendo assim parte do cotidiano escolar, muitas vezes antes dos estágios próprios do curso de licenciatura e preparando assim para esses e para sua atuação como profissional.
Abstract: Este trabajo presenta un estudio en el área de Práctica de Enseñanza de lenguas, específicamente sobre la influencia del PIBID-Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en la formación docente. Es un programa que ofrece becas de iniciación a la docencia a los alumnos de cursos presenciales que se dediquen al estadio en las escuelas públicas y que, cuando graduados, se comprometen con el ejercicio del magisterio en la red pública. La meta del programa es establecer una asociación entre las secretarías estaduales y municipales de Educación y las universidades, con miras a la mejora de la enseñanza en las escuelas públicas. Este artículo, así, analiza las propuestas del Programa y verifica su influencia en la formación docente, es una investigación bibliográfica y documental y los resultados muestran que el hecho de que el graduado sea insertado en este proyecto permite que el mismo tenga una experiencia empírica con respecto al trabajo en el aula, haciendo así parte del cotidiano escolar, muchas veces antes de las etapas propias del curso de licenciatura y preparando así para ellos y para su actuación como profesional. Palabras-clave: Lingüística. Práctica docente. Lengua española. PIBID
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/215
Aparece nas coleções:Letras - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influenciapibidformacao.pdf359.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.