Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/547
Título: Inteligência emocional de alunos de 06 a 11 anos: Psicologia das emoções nas séries iniciais
Autor(es): Glaeser, Sanny Bárbara Borges Montalvão
Orientador: Zumstein, Luciana de Souza
Palavras-chave: Alunos de 06 a 11 anos;Inteligência Emocional;Séries iniciais
Data do documento: 28-Jul-2021
Resumo: A inteligência emocional é uma condição humana que leva em consideração o indivíduo e o ambiente em que se encontra, bem como o modo com que interage com as pessoas; portanto, está ligada às condições internas e externas ao ser humano. À vista disso, discorrer sobre a inteligência emocional com alunos das séries iniciais, na faixa etária entre 06 a 11 anos se mostra pertinente, já que as emoções interferem diretamente em seu desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo, neste artigo, é avaliar o impacto da inteligência emocional na formação identitária e de autogerenciamento das emoções dos estudantes das séries iniciais da Educação Básica. Para a investigação é feita uma pesquisa qualitativa, descritiva e de revisão bibliográfica e método hipotético-dedutivo. Ao final da análise, conclui-se que, com base nos fundamentos e dialéticas apresentadas, a inteligência emocional é primordial para o pleno desenvolvimento de crianças em idade escolar, na faixa etária de 06 a 11 anos, pois permite que gerenciem melhor suas emoções. Com base no exposto, conclui-se que, quando se fala em desenvolvimento global, no campo da psicologia, é preciso levar em consideração a inteligência emocional, tendo em vista ela estar diretamente ligada ao contexto das emoções, da afetividade, da convivência e da interação, as quais são primordiais ao desenvolvimento de habilidades e competências socio-interacionais, sobretudo na infância.
Abstract: Emotional intelligence is a human condition that takes into account the individual and the environment in which he finds himself, as well as the way in which he interacts with people; therefore, it is linked to the internal and external conditions of the human being. In view of this, that talking about emotional intelligence with students in the initial grades, in the age group between 6 to 11 years old, is relevant, since emotions directly interfere in their development. In this sense, the objective, in this article, is to evaluate the impact of emotional intelligence on identity formation and self-management of the emotions of students in the initial grades of Basic Education. For the investigation a qualitative, descriptive and bibliographic review and hypothetical-deductive method is carried out. At the end of the analysis, it is concluded that, based on the foundations and dialectics presented, emotional intelligence is paramount for the full development of school children, in the age group of 06 to 11 years, as it allows them to better manage their emotions. Based on the above, it is concluded that, when talking about global development, in the field of psychology, it is necessary to take into account emotional intelligence, in view of being directly linked to the context of emotions, affectivity, coexistence and interactions, which are essential to the development of socio-interactional skills and competences, especially in childhood.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/547
Aparece nas coleções:Psicologia - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligenciaemocional.pdf579.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.