Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/638
Título: O papel do professor na Educação Inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Oliveira, Samara Ferreira de
Orientador: Paulino, Conceição Aparecida Alves
Palavras-chave: Educação inclusiva;Necessidades educacionais especiais;O papel do professor
Data do documento: 4-Jul-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o papel do professor na inclusão escolar sendo um mediador nos processos e desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para que que haja de fato uma educação inclusiva e imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e até formação continuada, a fim de proceder uma aprendizagem para os alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidade de cada indivíduo. Para tanto, a metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico e de caráter qualitativo a partir de Freire (2004), Mantoan (2001), Prado (2022), entre outros, onde através do qual se percebe a importância da educação inclusiva para os alunos com necessidades educacionais especiais e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, fazendo com que a escola busque novos paradigmas, considerando a importância do professor como agente mediador do conhecimento no ensino educativo e inclusivo, os objetivos deste trabalho foram analisar o seu papel, sua qualificação, atitudes e habilidades sociais frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e o processo de aprendizagem dotados a esses alunos, a fim de viabilizar a inclusão de maneira satisfatória e eficaz.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/638
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samarapapeldoprofessor.pdf250.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.