Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/97
Título: Aprendendo a caminhar no alfabeto
Autor(es): Silva, Cassia Cristina da
Palavras-chave: Educação;Projetos;Alfabetização
Data do documento: 1-Jul-2018
Resumo: As crianças antes de ler são capazes de criar situações de leitura e de escrita diferente da escrita convencional. É importante saber valorizar fases, etapas e hipóteses que elas apresentam, tudo é transformado em atividades produtivas, pistas para aprendizagem. Incentivar as crianças para um aprendizado novo e prazeroso é uma tarefa complexa, para atingir os objetivos de cada etapa da alfabetização o professor precisa conhecer e aplicar vários métodos e processos de alfabetização para saber qual o melhor recurso a seguir com a turma. O objetivo desse trabalho foi aprofundar o conhecimento sobre o processo de alfabetização e sugerir projetos que possam ser utilizados durante o período de alfabetização. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. Concluímos que o professor deve sair da zona de conforto onde acredita que ensinando de forma tradicional os alunos irão aprender a ler e escrever. Ele deve conhecer e aplicar métodos diferentes para auxiliar os alunos em sua trajetória escolar, visando o respeito pela sua cultura e agregando a ela o conhecimento necessário para a aquisição das habilidades e competências necessárias ao período de alfabetização.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/97
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendendocaminharalfabeto.pdf175.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.